Eletrocardiograma (ECG)*
O que é o eletrocardiograma?
É um exame cujo objetivo é registrar a atividade elétrica do coração. Muitas doenças cardíacas alteram a integridade do funcionamento elétrico fisiológico do músculo cardíaco e podem ser diagnosticadas através desse exame.
Como é feito o eletrocardiograma?
Com o paciente em posição deitada e o mais relaxado possível, realiza-se a limpeza da pele – nos punhos, tornozelos e em seis pontos do tórax – com gaze embebida em álcool.
Nesses locais são colocados gel condutor (para otimizar a qualidade do registro gráfico) e eletrodos procedendo-se, na sequência, o registro do eletrocardiograma.
Para que serve o eletrocardiograma?
Por meio do eletrocardiograma, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto e, a partir disso, torna-se possível o diagnóstico da existência de vários problemas cardíacos, tais como:
- irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia, taquicardia e bradicardia);
- patologias coronarianas;
- infarto do miocárdio;
- distúrbios na condução elétrica do órgão;
- problemas nas válvulas do coração;
- pericardite, que é a inflamação da membrana que envolve o coração;
- hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
- infarto em situações emergenciais.
Além disso, por meio do eletrocardiograma, também é possível monitorar se os dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração.
Esse exame também é comumente solicitado na avaliação pré-operatória.
Procedimentos:
- Confira na hora da Marcação do Exame se mais algum preparo deve ser realizado.
- Não há necessidade de marcar exames para raio-x, mamografia, eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma (EEG) e espirometria. Só comparecer a clínica. Só comparecer a clínica.